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Relaxar e evitar o estresse

  • A ARTE DE RELAXAR:

A melhor estratégia para evitar o estresse é aprender a relaxar. Infelizmente muitas pessoas tentam relaxar no mesmo ritmo em que conduzem o resto de suas vidas. 

Por algum tempo desligue-se de suas preocupações com agendas, produtividade e com aquela filosofia de “fazer a coisa certa”. Dê a si mesmo uma chance de sentir prazer em somente “ser”, sem esforço. Descubra atividades que lhe dêem satisfação e que sejam boas para seu bem estar físico e mental. Desista de “vencer a todo custo”. Concentre-se em relaxamento, prazer e saúde. Seja bom para você mesmo.

“Quando o estresse de fato ocorre, é importante reconhecê-lo e saber lidar com ele. Aqui vão algumas sugestões. Quando começar a compreender como o estresse o afeta, você desenvolverá suas próprias ideias de como aliviar a tensão.

  • RECONHEÇA SEUS LIMITES:

Se você estiver diante de um problema além de seu controle  e que não pode ser modificado no momento, não lute contra ele. Aprenda a aceitá-lo – por enquanto – até chegar o momento em que possa resolvê-lo.

  • COMPARTILHE SEU ESTRESSE:

Conversar com alguém sobre seus problemas e preocupações ajuda. Talvez um amigo, uma pessoa da família, um professor possam ajudar você a ver seu problema sob ângulo diferente. Se você acha que seu problema é grave, é melhor procurar ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra. Saber quando procurar este tipo de ajuda pode evitar problemas mais graves no futuro.

  • PROCURE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA:

Quando você estiver nervoso, com raiva ou chateado, reduza a pressão através de exercícios ou atividade física. Correr, caminhar dançar, jogar tênis ou trabalhar no jardim são algumas atividades adequadas para isso.O exercício físico alivia a sensação de “opressão”, relaxa e ajuda a transformar as contrações faciais em sorrisos. Lembre-se de que seu corpo e sua mente trabalham juntos.

  • CUIDE-SE:

Você é especial. Repouse o suficiente e alimente-se bem. Se ficar tenso e irritável por dormir pouco, ou se não se alimentar corretamente, você terá menor capacidade de lidar com situações estressantes. Se o “estresse” prejudicar seu sono continuamente, procure a ajuda de seu médico.

  • RESERVE TEMPO PARA DISTRAIR-SE:

Programe tempo para o trabalho e tempo para divertir-se. O lazer pode ser tão importante para o seu bem estar quanto o trabalho. Você necessita de distrações na sua rotina diária de trabalho para relaxar e evitar o estresse.

  • SEJA PARTICIPANTE:

Uma forma de evitar o tédio ou se sentir triste e solitário é ir onde as coisas estão acontecendo. Ficar sentado sozinho, sem fazer nada, pode deixá-lo frustrado. Ao invés de sentir pena de si mesmo, tente participar de algo bom e produtivo. Envolva-se com pessoas que precisem de você, como por exemplo, participar de organizações assistenciais como voluntário.Ao ajudar os outros você está ajudando a si próprio. Envolvendo-se com o mundo e com as pessoas ao seu redor, você descobrirá que elas apreciam a sua iniciativa e isso abrirá portas para você fazer novas amizades e desfrutar de uma vida mais interessante.

  • ORGANIZE SUAS ATIVIDADES:

Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode ser estressante e, como resultado, você acaba não conseguindo fazer nada. Ao invés disso, organize uma lista das tarefas que você tem que realizar e então faça uma de cada vez, eliminando-a da relação até completar todas. Dê prioridade às mais importantes e faça-as primeiro.

  • VOCÊ PRECISAR ESTAR SEMPRE CERTO?

As pessoas o chateiam – principalmente quando não fazem as coisas do seu jeito?Tente a cooperação ao invés da confrontação; é melhor do que lutar e estar sempre “certo”. Um pouco de concessão de ambos os lados reduz a tensão e faz com que os dois se sintam mais confortáveis.

  • VOCÊ PODE CHORAR:

Chorar pode ser uma forma saudável de aliviar a ansiedade e pode até mesmo evitar uma enxaqueca ou outra consequência física de seu estado emocional. Procure inspirar profundamente, isto também alivia a tensão.

  • CRIE UM AMBIENTE CALMO:

Você não pode fugir sempre dos problemas ou dificuldades, mas pode “sonhar o sonho impossível”. Você pode pintar mentalmente ( ou na tela mesmo) uma cena tranquila num campo, para escapar de uma situação conflitiva ou estressante.Mude de cenário lendo um bom livro, ouvindo música agradável, para criar sensação de paz e tranquilidade.

  • EVITE AUTOMEDICAÇÃO:

Apesar de você poder usar medicamentos para aliviar a tensão temporariamente, lembre-se de que os remédios nem sempre removem as condições causadoras do estresse. Alguns medicamentos, na realidade, podem criar hábito e produzir, mais do que aliviar, o estresse. Remédio só deve ser tomado quando prescrito pelo seu médico.